top of page

INSPEÇÃO DE ANCORAGEM COM ART

CONHEÇA MAIS DETALHES SOBRE UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM PONTO DE ANCORAGEM

Quem precisa de ponto de ancoragem, consegue encontrar o site da Guardian Trabalho em Altura. A empresa trabalha com empresa instalação linha de vida e projeto de instalação de linha de vida, visando sempre a qualidade final para obter a fidelização do cliente.

Discorrendo ainda sobre ponto de ancoragem, mais do que apenas entregar, o estabelecimento busca oferecer ótima qualidade e excelente custo-benefício, pequenos detalhes mas de grande importância para saber a procedência e seriedade da organização.

Otimize seu tempo, solicite seu orçamento agora mesmo com nossa equipe através de nossos canais para um atendimento personalizado para ponto de ancoragem. Aqui você encontra uma equipe com profissionais certificados, com um atendimento de alta qualidade para você.

GUARDIAN TRABALHO EM ALTURA, LÍDER NO MERCADO PARA PONTO DE ANCORAGEM

Veja abaixo os motivos pelos quais a Guardian Trabalho em Altura é a escolha certa quando procurar por ponto de ancoragem:

  • profissionais certificados

  • equipes qualificadas e ágeis

  • atendimento personalizado

  • equipamentos com tecnologia de ponta

  • recursos de planejamento avançados

  • estrutura ampla e confortável para atender todos os clientes da melhor maneira possível

VEJA ABAIXO ALGUNS DETALHES SOBRE A GUARDIAN TRABALHO EM ALTURA

Saiba que na Guardian Trabalho em Altura você encontra a solução que busca para ponto de ancoragem. A empresa oferece opções INSPEÇÃO COM ART para ancoragens e projeto de instalação de linha de vida.

Reconhecida por ser altamente qualificada na prestação de todos os serviços ofertados e referência no segmento, qualificações possíveis pela empresa possuir equipamentos com tecnologia de ponta e recursos de planejamento avançados o que, somado a uma equipe com profissionais certificados e colaborador pronto para sanar todas as dúvidas existentes, comprova seu profissionalismo ao trazer o melhor para seus clientes.

PONTOS DE ANCORAGEM

Sistema de Ancoragem e Linha de Vida.

Um sistema de ancoragem nada mais é do que um sistema de segurança, elaborado por meio de um projeto desenvolvido por Engenheiro , de acordo com todas as Normas específicas existentes. Seu objetivo é proporcionar segurança ao trabalhador que desenvolve suas atividades em altura, como andaimes e cadeiras suspensas, por exemplo.

Atualmente poucos são os edifícios que atendem às normas específicas. Exatamente por isso é que se faz necessária a atualização do sistema de ancoragem conforme as exigências da NR 18, NR35 E NBR 16325-1 e 16325-2. Para fazê-la, é preciso ter um Projeto, ART, Ensaios não destrutivos dos pontos, Databook, Linha de Vida, Laudos de Amostragens (nos quais se comprova a resistência do equipamento/peça/kit a uma carga de 1,5 ton.) e Certificado de garantia renovável (mediante inspeções anuais).

Ancoragem predial

Ancoragem predial envolve o uso de dispositivos a fim de garantir que eles suportem cargas de até 1500 kgf. É utilizada em coberturas de edifícios (NR 18.15.56.1), caixas d’água, elevadores e telhados para que sejam fixadas cadeiras suspensas, balancins, andaimes e linhas de vida em geral. O profissional habilitado deve elaborar um projeto onde constem pontos para instalação na estrutura do edifício.

É NECESSÁRIA INSPEÇÃO PERIÓDICA ANUAL COM ART?

A inspeção no equipamento de linha de vida para proteção coletiva deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados ou empresas especializadas, que averiguam todos os itens normativos e do fabricante, com emissão de um laudo ou parecer técnico detalhado para constatar os locais que precisam de manutenção corretiva ou apenas preditiva. Como referência, seguem as orientações adotadas na fabricação do componente, descritas na NR 35 e estabelecidas pela NBR 16.325.

Dessa forma, a frequência da inspeção em linha de vida precisa ser realizada a cada 12 meses, de forma a atender as recomendações do laudo/parecer técnico, normalmente vinculado a uma ART (Atestado de Responsabilidade Técnica do CREA/CONFEA), que corresponde às manutenções efetuadas na linha de vida e seus componentes, com orientações de itens a serem trocados ou reparados para adequação conforme projeto inicial.

Assim, são verificados em análise visual e dimensional os principais itens do sistema, como vigas, cabos de aço, absorvedores de energia, olhais de ancoragem, peças soldadas, pilares de suporte, entre outros, a fim de identificar evidências de deformações e desgastes que podem colocar em risco tanto o uso seguro do equipamento quanto a segurança do operador içado. Além disso, a inspeção no sistema de linha de vida inclui:

  • vistoria de toda a extensão do sistema de ancoragem;

  • análise da documentação e projeto de instalação;

  • registros fotográficos de problemas, caso existam;

  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da empresa responsável pela inspeção;

  • emissão de relatório/ laudo técnico, incluindo documentação fotográfica, descrição dos problemas e/ou não-conformidades e principais recomendações.

Onde é utilizada a linha de vida?

Diversos setores e segmentos utilizam a linha de vida em atividades em que o trabalho é realizado com mais de 2 metros acima do solo ou piso de acesso. Dessa forma, o equipamento é comumente empregado em áreas industriais, mas também é indicado para serviços em que existe trabalho em altura— como em carregamento de caminhões, trabalhos em telhados, laterais de ponte rolante, manutenção de máquinas e veículos, entre outras condições em que não existam outros suportes de proteção coletiva.

Quais são os serviços de inspeções em ancoragens e linhas de vidas?

De acordo com a norma brasileira da ABNT sobre Dispositivo de Ancoragem(NBR 16325/2014) e a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho a respeito do Trabalho em Altura (NR 35), os principais serviços de inspeções em ancoragem e linha de vida são:

  • inspeção inicial— acontece logo após a instalação dos equipamentos para validação do sistema, sendo realizado por um profissional habilitado para dar conformidade segundo o fabricante do ponto de ancoragem ou linha de vida;

  • inspeção de rotina— é feita antes da utilização pelo trabalhador, a fim de observar quaisquer alterações nos equipamentos, podendo registrar em sua liberação de trabalho a informação de nenhuma anormalidade visualizada;

  • inspeção periódica— é realizada a cada 12 meses por um profissional habilitado, que deve seguir o procedimento operacional, respeitando as orientações dos serviços de inspeção em linha de vida ou ancoragem estabelecida pelos fabricantes, e de acordo com as técnicas e normas regulamentadoras aplicáveis.

O que é preciso para esse tipo de serviço?

A inspeção em linhas de vida deve ser realizada por uma empresa habilitada e credenciada pelo fabricante ou profissional legalmente habilitado, que além de realizar o serviço, utilize a ART para validar o trabalho efetuado. Dessa forma, é preciso adotar como referência as normas ANBR, NBR 16325-1, 16325-2 e a NR 35, a fim de oferecer um serviço com segurança e alta qualidade. Além disso, pelas normas nacionais são exigidos alguns documentos principais, tais como:

  • nome e endereço da empresa ou do profissional habilitado responsável pela instalação;

  • endereço e localização da instalação;

  • nome da pessoa encarregada pela instalação;

  • dispositivo de fixação (fabricante, tensão permitida, produto e forças transversais);

  • identificação do produto (fabricante do equipamento, modelo e tipo);

  • projeto de instalação;

  • manual de utilização e plano de instalação esquemático onde o equipamento está localizado.

Os serviços de inspeção em linha de vida são indispensáveis para os usuários que realizam trabalho em altura. Pois, além de ser uma estratégia de segurança para evitar acidentes, quedas e reduzir os impactos, o equipamento é obrigatório e deve estar conforme as normas regulamentadoras. Por isso, precisam estar bem instaladas e inspecionadas periodicamente para que o usuário possa realizar seus serviços sem se expor a riscos.

A GUARDIAN SAFETY REALIZA OS SEGUINTES SERVIÇOS:

  • Projetos e instalação de sistemas de ancoragem.

  • Análise técnica: estudo feito com objetivo de detectar a quantidade e as posições corretas de ancoragem no local, sempre respeitando as Normas vigentes.

  • Inspeção de sistemas de ancoragem existentes: inspeção em pontos de ancoragem pré-existentes, com emissão de novo Laudo e ART e/ou RRT do profissional responsável.

  • Teste de arrancamento estático: testes de ancoragens, certificando a capacidade de carga mínima exigida pela Norma NR 18.15.56.5 de 1500kg.

  • Emissão de laudo técnico dos pontos de ancoragem testados e ART e/ou RRT do profissional responsável.

bottom of page